Histórico

DSC_0004

No ano de 2012 foi idealizado a construção de um centro, com o objetivo de catalisar recursos tecnológicos, científicos, financeiros e humanos para a estruturação e apoio da cadeia produtiva de biomassa para energia em Santa Catarina.

O primeiro passo foi dado com a aprovação do projeto intitulado “Compactados de biomassa para a geração de energia: Acompanhamento da cadeia produtiva para a implantação de um Centro Avançado de Estudos em SC, e normatização de produtos”, tendo como proponente a CAV/UDESC e como coordenadora Prof. Martha Andrea Brand.

Este projeto foi apresentado durante evento realizado em Lages e devido a sua grande importância e interesse por instituições envolvidas com o setor da biomassa, em 2014 foi iniciado um segundo projeto. Este por sua vez teve como objetivo a implantação de um Centro Avançado em Estudos de compactados de Biomassa para a Geração de Energia, a operacionalização de uma usina piloto laboratorial de peletização para testes com diferentes tipos de biomassa e a estruturação operacional do centro como um local de catalisação de recursos tecnológicos, científicos, financeiros e humanos para a apoio da cadeia produtiva da biomassa . Estes projetos financiados pela FAPESC contaram com a participação de pesquisadores das instituições: CAV/UDESC, UFSC LabCet, IFSC Lages, Uniplac, Esag UDESC, UNB, EMBRAPA, empresas como Biofair e Solumad, consultores e parceiros de diversas regiões do Brasil, todos com larga experiência no tema da biomassa.

Desta reunião de pessoas interessadas e motivadas pelo proposito de contribuir com o desenvolvimento do setor da biomassa energética sob o aspecto econômico, tecnológico, social e ambiental deu origem ao IBIOM.