Convidados

Convidados

Conheça alguns participantes do simpósio

Amir Antônio Martins de Oliveira Júnior
Doutorado em Eng. Mecânica no Department of Mechanical Engineering and Applied Mechanics da The University of Michigan at Ann Arbor.

Prof. Adjunto do Dep. de Eng. Mecânica da UFSC e membro do Comitê Científico da Rede Nacional de Combustão. Experiência em Fenômenos de Transporte e Combustão e nos temas: Transferência de calor e massa, mecânica dos fluidos, cinética de combustão, meios porosos, eletroquímica e membranas, células a combustível e motores a combustão interna.

Edson Bazzo
Graduado em engenharia mecânica, com mestrado e doutorado também em engenharia mecânica pela UFSC, incluindo passagem pelo IKE na Universidade de Stuttgart.

É professor titular e chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena projetos P&D na área de energia, com atuação em temas relacionados a sistemas de bombeamento capilar, geração termelétrica, geração hidroelétrica, geração termo-solar, cogeração, carvão, gás natural, biomassa e outras fontes renováveis de energia.

Rafal Lukasik
Mestre em Tecnologia Química da Universidade Técnica da Varsóvia (Polónia) e doutor em Engenharia Bioquímica pela Universidade Nova de Lisboa . 

É investigador auxiliar do Laboratório Nacional de Energia e Geologia LNEG  (Portugal) e trabalha na área da química verde e aproveitamento da biomassa lenhocelulósica no conceito da biorefinaria. O LNEG é uma instituição de I&D orientada para responder às necessidades da sociedade e das empresas, atuando também  na formulação de politicas publicas.

Arnaldo Walter
Pós-doutor no National Renewable Energy Laboratory (NREL), EUA, King's College, Inglaterra, e KTH, Suécia. Ministrou aulas no Equador, Peru, México, Colômbia e Suécia.

Foi co-convener do WG3 – Sustainability do projeto que resultou na ISO 13065. Por 12 anos  representa o Brasil no IEA Bioenergy – Task 40 relacionado ao comércio internacional de bioenergia. Está desenvolvendo projeto sobre impactos sócio-econômicos nas cadeias de produção de pellets visando a exportação; estudos de caso nos EUA e Brasil.    

Martha Andrea Brand
Doutora em Engenharia Florestal UFPR

Atuou nos Cursos de Tecnologia da Madeira e Engenharia Industrial Madeireira na UNIPLAC. É professora e pesquisadora na UDESC, na Engenharia Florestal. Tem experiência na área de Recursos e Engenharia Florestal, com ênfase em Resíduos Indústriais e Energia de Biomassa: geração de energia a partir de biomassa florestal e qualidade da madeira para o uso industrial.

Marco Tuoto
Possui experiência em toda a cadeia produtiva florestal, além de sólidos conhecimentos e atuação no mercado de produtos florestais.

Engenheiro Florestal pela UFPR, pós-graduado em Economia de Empresas pela FAE Business School e mestre em Economia e Política Florestal pela UFPR. Membro do conselho de administração da TREE Florestal´e professor convidado do curso MBA em Gestão Florestal da UFPR.

Fernando Castanheira Neto
Engenheiro Florestal, doutorando em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília

Atua com  política e planejamento florestal desde 1996, no setor privado (executivo do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal) e no governo federal (MMA, entre 1996 e 2000, e Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, de 2011 até hoje). Recentemente coordenou o projeto de construção da Política Agrícola para Florestas Plantadas.

Daniel Jose Vega
Prof. na Universidade Juarez do Estado de Durango , onde trabalha com certificação de qualidade de pellets no México.

Foi Prof. na Universidade de Vigo, Espanha, no Laboratório de Energia Xilogeneradas. Participou em mais de 10 projetos internacionais na ara de biomassa florestal. Especialista em modelagem de produção de biomassa florestal e qualidade de biomassa para combustão em caldeiras pequenas e media escala.

João Antonio Moreira Patusco
Coordenador Geral no Núcleo de Estudos Estratégicos de Energia, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético, do MME.

Engenheiro Civil, com mais de 40 anos de atividades nas áreas de estatísticas e planejamento energético. Autor do livro “Energia e Desenvolvimento” e de diversos artigos técnicos relacionados ao tema. Coordenou o Balanço Energético Nacional de 1975 a 2004.

Hans Jürgen Kleine
Presidente da BAMBUSC

Licenciado em Química pela UFRGS, com especialização em Qualidade e Produtividade pela UFSC,  atuou durante três décadas em grandes indústrias de celulose e papel, nas áreas de gestão da qualidade e do meio ambiente, e foi diretor regional da ABTCP . Em 2005 fundou a BambuSC. É autor do livro “Bambu: tecnologia da durabilidade”.

Carolina Andrade
Diretora do Instituto SENAI de Inovação em Biomassa

Doutora pela Universidade de Hamburgo na Alemanha, com mais de 25 anos de experiência em biotecnologia e conversão de biomassa. Foi professora visitante da UFRJ, Consultora de tecnologia na White Martins e atualmente é diretora do Instituto SENAI de Inovação em Biomassa, no Mato Grosso do Sul.