Depoimentos

Srs e Sras,

O evento atingiu os objetivos propostos. A excelência das palestras e as ricas discussões fortaleceram ainda mais a idéia da necessidade de desenvolver estratégias para o setor da biomassa combustível.

Foram dois dias intensos, palestrantes e especialistas se revezavam no microfone, com pouco tempo, admito, mas com conteúdos práticos que se potencializavam nas discussões de uma plateia extremamente interessada e capacitada.

Ao final, o IBIOM recebeu o apoio de técnicos e de mais de 30 empresas, a maioria do setor tecnológico, que a partir das discussões ocorridas durantes os 2 dias do evento  apresentaram suas  contribuições, o que permitiu chegar até a elaboração do documento final. Um grupo formado pelos palestrantes, professores das diversas instituições acadêmicas envolvidas e de instituição publicas  irão revisar  este documento com o fim de ajudar a traçar caminhos  para a consolidação e crescimento do setor de biomassa combustível.
O Apoio da FIESC, FAPESC, UDESC, UFSC, IFSC Lages, BRDE, BADESC, FINEP, SC + Energia / SDS Governo de Santa Catarina, empresas dos diversos segmentos da indústria da biomassa, todos esses atores juntos ao se somarem foram imprescindíveis para o sucesso do evento e para os desmembramentos mais a frente. Enfim! A união e cooperação estão seladas. Será um trabalho realizado com vários atores da cadeia de valor e um marco para o inicio de uma mudança estratégica ao cenário da biomassa como combustível renovável e de uma indústria mais competitiva e sustentável.


lica 180
Marli Luisa Juárez y Sales, Coordenadora (pro-tempore) do IBIOM

 

DEPOIMENTOS

O evento, em minha opinião, atingiu plenamente os objetivos principais de reunir o segmento que trata da questão do uso da biomassa para fins energético e, agregando os diferentes e múltiplos pontos de vista dos atores (palestrantes e público) que estiveram no Simpósio, construir uma agenda de trabalho para ações futuras. Esse é um primeiro, e fundamental, passo para a construção de uma agenda positiva que fortaleça o setor, organizando e dando foco às proposições. Fundamental ter essa coordenação para estar melhor preparado para aproveitar as oportunidades de financiamento, cooperação e de negócios que o setor apresenta.

Foi muita informação em pouco tempo, mas que deu a dimensão e a importância que o tema requer. Certamente outros eventos como este virão, mas o marco está fincado e agora é dar consequência às proposições e encaminhamentos apresentados ao final do evento.

Fernando Castanheira Neto – SAE, Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal

—————————————————————————————————————————————

Foi uma oportunidade para reunir diversos players da área de bioenergia em um objetivo comum, que é o de dar maior visibilidade ao que se está fazendo no Brasil na área.

O Brasil tem área geográfica a ser aproveitada para a produção de bioenergia, sem comprometer a expansão de alimentos. Eventos como este tendem a promover e conscientizar as instituições no aproveitamento deste potencial. Parabéns aos organizadores do evento.

João Antonio Moreira Patusco – Coordenador Geral do Núcleo de Estudos Estratégicos de Energia, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético – SPE, Ministério de Minas e Energia- MME

—————————————————————————————————————————————

Acho que o evento foi excelente na organização e no conteúdo. Ele pode representar um importante marco na reorganização e aproveitamento de novas oportunidades no segmento florestal.

Hudson Lima Mendonça, Departamento de Agronegócios e Alimentos (DAGN) da FINEP Financiadora de Estudos e Projetos.

—————————————————————————————————————————————

As associações da biomassa na Europa fazem um papel chave na criação de uma agenda positiva para o sector.

A IBIOM esta destinada a ser um  ponto de encontro entre academia e empresas da biomassa no Brasil, um país de enorme potencial para este sector inovador, e a criar um marco que permita o sucesso um sector favorável para o desenvolvimento energético, a criação de Novos postos de trabalho e a contribuição ao combate a  mudança climática.

No Brasil há um enorme potencial no tecido empresarial e na academia do setor da biomassa, a IBIOM com certeza contribuirá a dar voz a este sector e a garantir o seu sucesso.

Daniel Vega Nieva, Universidade de Durango México, Universidade de Vigo – Espanha

—————————————————————————————————————————————

O evento foi uma excelente oportunidade de encontro todos os importantes atores da área da biomassa sólida. Um dos pontos cruciais para o desenvolvimento da área de biomassa para fins energéticos é a sinergia entre a indústria e academia e isso foi claramente destacado. Este aspecto é crucial para futuro da biomassa solido pelo fato de envolvimento da inovação e a aplicabilidade industrial na área da biorrefinaria.

Parabéns!

Rafal Lukasik – LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia/Lisboa – Portugal

—————————————————————————————————————————————

Quero agradecer o convite para participar do Simpósio e também parabeniza-la pela excelência do evento.

Estou à disposição para necessidades que julgues que posso apoiar, inclusive para participar de grupos de trabalhos relacionados com a energia e biomassa.

Abraços e parabéns pelo evento.

Joésio Siqueira – Vice Presidente STCP Engenharia de Projetos

—————————————————————————————————————————————

Foi uma excelente oportunidade para elucidar a importância da biomassa para a competitividade da indústria brasileira.

Estamos preparados para uma nova geração na aplicação da biomassa, agora nos formatos de pellets e briquetes, gerando energia térmica de forma a garantir economia, limpeza e praticidade para a indústria nacional.

Marcelo Dalla Vecchia – Diretor Geral / TCF Pellets

—————————————————————————————————————————————

O evento foi muito interessante e produtivo. Contou com a presença de representantes do setor empresarial, tanto produtores, como fornecedores de serviços e fabricantes de equipamentos, com membros de instituições de ciência, tecnologia e inovação, e representantes de órgãos de governo e de financiamento. Como resultado, obtivemos informações técnicas, o relato de casos de sucesso de implantação de negócios com biomassa combustível e informações sobre fontes de financiamento e as condições envolvidas. Mas, o mais importante, foi reunir os atores dessa importante cadeia transversal em um única sala, conversando, trocando experiências e planejando ações conjuntas futuras. Em resumo, excelente, dos melhores que já participei.

Parabéns Marli pelo evento!!!!

Amir Antonio de Oliveira – Coordenador Laboratorio de Combustão LabCet UFSC

—————————————————————————————————————————————

Reunir empresários e interessados em investir no setor de energia de biomassa sólida para discutir as estratégias de organização dos atores deste segmento, visando o crescimento e difusão do uso da biomassa como combustível sólido de forma eficiente e viável foi atingido!

Martha Andrea Brand – CAV UDESC